Acordo nuclear entre Irã e Estados Unidos mostra que enfim Obama está agindo como um presidente

Acordo entre Irã e EUA mostra que Obama está enfim assumindo a presidência (Getty Images North America/AFP)

  O acordo entre EUA e Irã tem um significado muito maior que o de evitar uma guerra entre esses dois países, também mostra que Barack Obama enfim está assumindo a presidência dos Estados Unidos.

  Desde sua aclamada vitória na eleição de 2008 Obama, que tanto mudança prometia, ainda não havia mudado nada na condução dos EUA. Realmente retirou tropas do Afeganistão e do Iraque e tenta até hoje aprovar o projeto de saúde pública de seu governo, porém as mudanças eram muito pouco significativas perto do que ele prometia.

  Com o acordo com o Irã, um dos inimigos em potencial dos americanos, Obama mostrou que não se deixa levar pela sempre presente pressão dos setores armamentistas e de países aliados, como Israel. Caso Obama seguisse o caminho que até então vinha sendo trilhado a guerra contra o Irã era questão de tempo, se é que já não estaria acontecendo. E como sabemos essas guerras matam muitos soldados, muitos civis e depois o país fica largado as traças, tal qual Afeganistão e Iraque.

  Claro que o Irã e seus Aiatolás não são muito confiáveis, mas com um Oriente Médio cada vez mais agitado, talvez os lideres iranianos queiram acalmar a população, que com o fim parcial dos embargos terá uma qualidade de vida melhor, ou menos ruim.

  Talvez esse tenha sido o maior gesto de mudança feito por Barack Obama em todo o seu período em a frente da Casa Branca, mas para um mundo que está cansado de guerras, poderá ser o mais importante desde 2001, após os atentados.

Deixe um comentário